Mundo Renault

ALPINE ELF MATMUT ENDURANCE TEAM CONQUISTA PRIMEIRO PÓDIO HISTÓRICO NA CATEGORIA HYPERCAR EM SPA

imagem noticia
A Alpine Elf Matmut Endurance Team soube aproveitar as raras oportunidades de uma corrida relativamente calma, para buscar o segundo lugar na etapa Total 6 Horas de Spa-Francorchamps. Liderando a corrida até a última hora, o A480 sob o comando de Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière mostrou que estará sempre pronto para a briga durante toda a temporada. Com os avanços conquistados durante toda a semana, os ‘Azuis’ ambicionam o mais alto degrau do pódio no próximo encontro do Campeonato Mundial da FIA de Endurance, em Portimão. Como manda a tradição, foi dada a largada da temporada com a realização do Prologue, disputado segunda e terça-feira. A Alpine Elf Matmut Endurance Team aproveitou os dois dias de testes em condições reais para continuar o aprendizado do A480, com Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière. Com o avanço das sessões, o trio marcou tempos cada vez mais rápidos e completou 190 voltas ou pouco mais de 1.330 quilômetros, sem qualquer problema de confiabilidade. A equipe continuou trabalhando duro na quinta e sexta-feira, quando marcou o tempo de referência na segunda sessão de treinos livres, acumulando mais 92 voltas no marcador antes de confiar o volante a Nicolas Lapierre para as qualificações. O desafio desta verdadeira corrida contra o tempo de apenas dez minutos ficou ainda mais difícil quando o A480 teve um problema de sensor, que obrigou Nicolas Lapierre a voltar ao box. O piloto partiu novamente para uma única volta, que resultou em um terceiro lugar na categoria Hypercar. No sábado, a tensão subiu de nível com a primeira corrida da temporada. Apesar de ter feito uma boa largada, o brasileiro André Negrão foi surpreendido por dois concorrentes antes do início de sua recuperação, no fim da primeira volta. Retomando rapidamente sua posição inicial, o brasileiro até subiu no pódio geral provisório depois de vinte minutos, antes de continuar batalhando em seu segundo revezamento, passando o volante em seguida para Nicolas Lapierre. Com uma mudança nas estratégias, o A480 assumiu a liderança antes da terceira hora, enquanto que Nicolas Lapierre aliou performance e regularidade para consolidar o lugar da Alpine Elf Matmut Endurance Team entre os pretendentes à vitória. A equipe liderou grande parte da corrida em alternância com os carros da Toyota. Pouco depois da metade da corrida, Matthieu Vaxivière entrou em cena e mostrou sua velocidade de ponta, despontando como o mais rápido na pista desde as suas primeiras voltas na competição sob as cores da Alpine. Mantendo os líderes sob pressão graças à reatividade exemplar da equipe durante a primeira neutralização da prova, o n° 36 ganhou uma posição quando o Toyota n° 7 fez um passeio na área de cascalho. A menos de uma hora e meia da chegada, Matthieu Vaxivière entrou no box para passar o volante a André Negrão, que teve um pequeno contato com um retardatário. Aproveitando cada oportunidade, o brasileiro liderou a prova até sua última parada, trinta e oito minutos antes de passar pela bandeira quadriculada. Pouco depois, foi declarada Bandeira Amarela em Todo o Circuito (full-course yellow) pela última vez, oferecendo algum respiro à liderança da Toyota, que pôde então dispensar a última parada para fazer um sprint final. Apesar de todos seus esforços, o brasileiro e o A480 terminaram em segundo, a pouco mais de um minuto atrás dos vencedores. A Alpine Elf Matmut Endurance Team se prepara agora para as 8 Horas de Portimão. A segunda etapa do calendário 2021 do Campeonato Mundial da FIA de Endurance será disputada em 13 de junho. Philippe Sinault, Diretor da equipe Alpine Elf Matmut Endurance Team: “Esta semana foi longa e intensa, mas nós aprendemos muito. Tivemos um pequeno problema nas qualificações, com um sensor que fornecia informações imprecisas sobre a potência, mas nos recuperamos bem na corrida. Tivemos a satisfação de poder batalhar com os carros da Toyota, mesmo se as estratégias sejam logicamente diferentes, em razão das diferenças em termos de tecnologia. Já havíamos previsto que eles fariam mais voltas por revezamento do que nós, mas reduzimos essa diferença sendo bastante reativos durante a primeira neutralização da prova. Também apresentamos um excelente ritmo e tivemos um incidente durante a corrida, mas isso sempre pode acontecer em uma prova de seis horas. O André foi extremamente cauteloso no início e não conseguiu tirar o máximo proveito de sua bela largada. Nós perdemos uns 20 segundos no processo, mas ele partiu para a briga, assim como Nicolas e Matthieu. Nosso objetivo principal era cruzar a linha de chegada e conseguimos isso. Muitos previam que o pódio seria nosso, mas conseguimos este segundo lugar pressionando os carros da Toyota. O resultado dessa primeira corrida é positivo e vamos trabalhar duro para chegar ainda mais longe em Portimão.” Nicolas Lapierre: “Podemos ficar realmente satisfeitos e orgulhosos com o trabalho incrível realizado pela equipe em comparação com nossos concorrentes, que pareciam mais nervosos hoje. Fizemos belos progressos durante toda a semana com um carro confiável, com exceção desse pequeno problema com o sensor nas qualificações. Também nos divertimos bastante ao volante, apesar de que a limitação da nossa autonomia tenha sido um pouco frustrante. Isso faz parte dos pequenos pontos que precisam ser corrigidos e otimizados, tanto por parte da direção de prova como do nosso lado, pois essa foi nossa primeira corrida com o A480. De qualquer forma, apresentamos uma excelente regularidade nessa corrida e as semanas de preparação que antecedem a corrida em Portimão prometem ser emocionantes.” André Negrão: “Foi um início de temporada fantástico e a batalha com os carros da Toyota promete ser realmente intensa. Acho que fizemos um excelente trabalho, mas precisamos analisar os dados, pois acredito que o A480 tem ainda mais potencial em nossa janela de equilíbrio das performances. Lamento apenas meu pequeno incidente de corrida, pois cometi um leve erro de cálculo, acreditando que um retardatário tinha me visto quando estava abrindo a porta. Felizmente, tivemos apenas um pneu furado, que não influenciou no resultado”. Matthieu Vaxivière: “Trabalhamos a semana toda para fazer uma bela corrida e conseguimos isso evitando erros e penalidades. Nosso objetivo era desafiar a Toyota e foi exatamente isso que fizemos, mostrando que estamos aqui para brigar. Mas ainda temos algum trabalho pela frente. Tive sensações incríveis com o carro em uma volta, mas ainda tenho que analisar como otimizar a minha gestão dos pneus. Estamos no caminho certo e isso é um bom presságio. A batalha está apenas começando!” CLASSIFICAÇÃO Etapa Total 6 Horas de Spa-Francorchamps 1. Toyota Gazoo Racing n° 8 – 162 voltas 2. Alpine Elf Matmut Endurance Team n° 36 +1’07’’196 3. Toyota Gazoo Racing n° 7 + 1 volta 4. United Autosports USA n° 22 + 1 volta 5. JOTA n°38 + 2 voltas Campeonato Mundial da FIA de Endurance 1. Toyota Gazoo Racing – 26 pontos 2. Alpine Elf Matmut Endurance Team – 18 pontos Sobre a Alpine Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um carro esportivo fiel aos princípios atemporais da Alpine em matéria de compacidade, leveza, agilidade e prazer de dirigir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Assim, ela se tornou a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Grupo Renault, que se beneficiam do legado e do know-how de sua fábrica histórica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da Alpine Racing e da Alpine Cars.

As mais recentes

09 / 09

RENAULT É ELEITA A MELHOR EMPRESA NO SETOR AUTOINDÚSTRIA “MELHORES & MAIORES” DA REVISTA EXAME

A Renault foi eleita a melhor empresa no setor Autoindústria na edição 2019 da premiação do especial “Melhores & Maiores” da revista Exame. O evento aconteceu ontem à noite em São Paulo com autoridades, formadores de opinião e líderes das maiores empresas do país. Em sua 46ª, a premiação reconheceu as melhores empresas em 20 setores da indústria, do comércio e de serviços, e a melhor do agronegócio. “Ser eleita a melhor empresa no setor Autoindústria no país é um motivo de grande orgulho para toda a Renault do Brasil. A Renault acredita no Brasil. Mesmo em tempos de crise, continuamos investindo no país e temos crescido de forma contínua no mercado brasileiro desde 2010, alcançando o recorde de participação de mercado em 2018 de 8,7%”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.A Renault do Brasil conta com um total de 7.300 colaboradores e possui quatro unidades industriais instaladas no Complexo Ayrton Senna, no Paraná: a Curitiba Veículos de Passeio (CVP), Curitiba Veículos Utilitários (CVU), Curitiba Motores (CMO) e a Curitiba Injeção de Alumínio (CIA). CRITÉRIOS DA PREMIAÇÃO“As Maiores”, a edição especial das Melhores & Maiores da revista Exame é feita com a avaliação de dados de mais de três mil empresas, além dos maiores grupos privados do país. O conjunto compreende todas as demonstrações contábeis publicadas no Diário Oficial dos Estados até maio de 2019. Também abrangem as companhias limitadas que enviaram seus dados para análise da equipe e responderam questionários. Foram também consideradas empresas de porte significativo e bem conhecidas no mercado que preferem não divulgar seus números. Nesse caso, os analistas de Melhores & Maiores estimaram seu faturamento. Os dados foram analisados pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (Fipecafi/USP). Para definir o ranking das 500 maiores empresas e mais uma lista complementar com outras 500, o critério de classificação utilizado é o de receita líquida de vendas (faturamento líquido), um indicador da contribuição da empresa para a sociedade em termos de produtos e serviços oferecidos no ano anterior.   A escolha das melhores empresas do ano em 20 setores de indústria, comércio e serviços (atacado, autoindústria, bens de capital, bens de consumo, eletroeletrônico, energia, farmacêutico, indústria da construção, indústria digital, infraestrutura, mineração, papel e celulose, química e petroquímica, saúde, serviços, siderurgia e metalurgia, telecomunicações, têxteis, transporte, varejo) mais o agronegócio é orientada pelo sucesso que essas empresas obtiveram na condução de seus negócios e na disputa de mercado com as concorrentes no ano que passou comparativamente ao exercício anterior. O critério para avaliar o sucesso é basicamente uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade do empregado. A metodologia consiste em atribuir pontos pelo desempenho relativo em cada indicador. SOBRE O GRUPO RENAULTMontadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série. 

Leia mais
09 / 09

RENAULT LAB É INAUGURADO NA UNIVERSIDADE POSITIVO

Nesta terça-feira (27), a Renault inaugurou um novo Renault LAB. O espaço está localizado dentro do Câmpus sede - Ecoville da Universidade Positivo de Curitiba, com foco em estudos sobre eficiência energética para motores a combustão.O novo LAB passa a fazer parte do ecossistema de inovação da Renault no Brasil, que já conta com: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo, Renault LAB no Sistema FIEP, em Curitiba, Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.O evento contou com a presença do vice-presidente executivo de engenharia para a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, Gaspar Gascon e de Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault para a região Américas. “Continuamos ampliando nossos centros de inovação, buscando promover cada vez mais estudo e desenvolvimento junto ao meio acadêmico.”, afirma Antonio.Atualmente, a Universidade Positivo oferece mais de 60 cursos de Graduação presenciais, além de Doutorado, Mestrado, diversos cursos de Especialização e MBA, idiomas e programas de Extensão, espalhados pelas três unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR) e outra em Joinville (SC). A Universidade também possui polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 60 cidades espalhadas pelo Brasil.“O mundo está cheio de novas tecnologias e inventos, o foco é na união de academia, empresas e governos, para o progresso da ciência, o aumento do conhecimento e a aplicação de novas tecnologias voltadas para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a melhoria do bem-estar social da humanidade. A parceria entre a Universidade Positivo e a Renault Brasil representa a união dessa nova realidade, em que academia e empresa caminham juntas, no caso específico para a busca de eficiência energética na indústria”, afirma José Pio Martins, professor, economista e reitor da Universidade Positivo.Renault Tecnologia Américas (RTA)No Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, a Renault possui um centro de engenharia com mais de mil engenheiros que fazem parte do Renault Tecnologia Américas. Instalado em 2007, este centro tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.SOBRE O GRUPO RENAULTMontadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série.

Leia mais
09 / 09

ESTEBAN OCON É O NOVO PILOTO DA RENAULT NA F1

A Equipe Renault de F1 tem o prazer de confirmar que Esteban Ocon unirá suas forças com Daniel Ricciardo a partir de 2020. A dupla franco-australiana de pilotos terá a missão de continuar o progresso da equipe durante a quinta temporada da escuderia na F1. Esteban assinou um contrato para vários anos com a Equipe Renault de F1. O piloto de 22 anos nascido na região da Normandia já é bem conhecido da Renault e de Enstone, tendo sido piloto reserva em 2016 e membro do programa de pilotos júnior da Lotus. Esteban estreou em corridas de F1 em 2016, com a Manor Racing, antes de mudar para a Equipe Sahara Force India de F1, em 2017. Em sua primeira temporada completa na categoria, acumulou 87 pontos e uma louvável posição no campeonato de pilotos, terminando em oitavo. Em 2018, Esteban acumulou mais 49 pontos em sua conta na F1 antes de entrar para a Equipe Mercedes AMG Petronas de F1, como piloto reserva para a temporada 2019.O currículo de Esteban nas categorias de acesso é igualmente notável. Ele conquistou o título da GP3 em 2015 e o título da Fórmula 3 Europeia da FIA, em 2014, além de inúmeras vitórias na Fórmula Renault."Vai ser muito bacana trabalhar com o Esteban nas próximas duas temporadas. Durante sua carreira na F1, o Esteban vivenciou os altos e baixos da categoria e compreendeu perfeitamente a necessidade de aproveitar toda oportunidade possível. Além de contribuir com seu talento natural, o Esteban terá o objetivo de concentrar sua energia e dinamismo naturais, que se intensificaram a cada ano graças às competições. Cabe a nós aproveitarmos tudo isso na próxima fase para o progresso da equipe. Ele demonstrou sua capacidade de acumular pontos e tem um grande profissionalismo dentro e fora das pistas, sem contar sua recente experiência como piloto reserva dos atuais campeões da categoria, o que será uma incrível contribuição para o desenvolvimento de toda a equipe. Quero agradecer ao Nico por seu envolvimento fenomenal e sua grande contribuição para o nosso progresso nas últimas três temporadas. Quando o Nico decidiu fazer parte da nossa equipe, estávamos em nono. Ele nos levou ao quarto lugar no ano passado e se classificou em sétimo no campeonato de pilotos. A iminência do término de seu contrato fez com que esta decisão fosse ainda mais difícil, pois o Nico representou um pilar deste progresso. A primeira parte desta temporada foi mais desafiadora, mas sei que podemos contar com ele e, juntos, entregarmos ainda mais na segunda metade do ano", comenta Cyril Abiteboul, Diretor da Equipe Renault de F1."Em primeiro lugar, tenho um grande orgulho de me tornar um piloto da Renault. Cresci em Enstone, comecei com a Lotus em 2010 e depois fui para a Renault. Tenho uma grande ligação com esta equipe e com todos os que trabalham lá; foram eles que abriram as portas da categoria máxima do automobilismo esportivo para mim. Em segundo lugar, é incrível fazer parte de uma equipe com grandes ambições, que está me dando a oportunidade de, mais uma vez, demonstrar minhas competências no nível mais alto da F1. Esta é uma responsabilidade que estou assumindo com grande seriedade. A confiança que eles estão depositando em mim para ajudar no progresso da equipe é uma pressão bastante positiva e não vejo a hora de dar o melhor de mim", firma Esteban Ocon. 

Leia mais
Gerenciador de Cookies
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua navegação, acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Gerenciar Cookies:

Necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança e suas permissões.

API LGPD

Estatísticos

Esses cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com nosso site.

GOOGLE ANALYTICS