Mundo Renault
RENAULT EWAYS: RUMO À MOBILIDADE ZERO CARBONO

Com o Renault eWays, evento inédito dedicado à mobilidade elétrica de hoje e de amanhã, o Grupo Renault assume um compromisso com o carbono neutro até 2050 na Europa, revelando dois novos veículos elétricos:
-
Renault Mégane eVision: um hatchback compacto e dinâmico, para uma nova geração de veículos elétricos
-
Dacia Spring Electric: a nova revolução da Dacia, com o carro elétrico mais acessível da Europa
Há dez anos, a Renault introduzia o primeiro Zoe nas ruas. Hoje, 350 mil veículos elétricos Renault estão rodando no mundo, com oito modelos diferentes. Além da sua linha de modelos elétricos, o Grupo oferece uma gama completa de versões híbridas e híbridas plug-in recarregáveis nos modelos Clio, Captur,novo Mégane e novo Mégane Estate, com sua tecnologia E-TECH Hybrid e Plug-in Hybrid, agora disponível no novo Renault Arkana.
Hoje a empresa está dando um passo além, assumindo o compromisso de alcançar um impacto zero de CO2 até 2050 na Europa. Até 2030, a Renault visa a reduzir suas emissões de CO2 em 50% em comparação com 2010.
Até 2022, todos os novos modelos comercializados contarão com uma versão elétrica ou eletrificada, em um mercado que, daqui a 5 anos, terá 50% dos veículos vendidos movidos a propulsão elétrica ou híbrida.
Durante o evento Renault eWays, de 15 a 27 de outubro, o Grupo está compartilhando sua visão da transição para a mobilidade zero emissão, por meio de seus novos produtos, tecnologias e lives apresentadas na plataforma digital disponível no endereço:
https://easyelectriclife.groupe.renault.com/fr/eways/
É um novo marco para o Grupo Renault, que se posiciona como um dos grandes players de hoje e nos próximos anos para a mobilidade sustentável e seu ecossistema.
Renault Mégane eVision, um novo hatch compacto elétrico
A Renault apresentou o show car Mégane eVision, reinventando o segmento de hatchs compactos ao associar ao modelo referências do mundo dos cupês e dos SUVs. Este show car com estilo inovador e 100% elétrico se beneficia da novíssima plataforma CMF-EV, dedicada aos modelos elétricos. Esta vantagem permite que ele se liberte das dimensões e referências tradicionalmente associadas ao segmento, apresentando novas linhas e novas proporções. O resultado é um hatch com dimensões externas comedidas, mas com um conforto interno de nível recorde.
Há quase 10 anos, a Renault soube aproveitar a mudança para a mobilidade elétrica. Hoje, esta expertise permite lançar uma novíssima geração de modelos elétricos, simbolizada pelo Mégane eVision. 25 anos após o seu lançamento, uma nova página se abre a partir de agora para o Mégane.
Dacia Spring Electric, a nova r-EV-olução da Dacia
A Dacia apresenta um moderno compacto urbano, que será comercializado a partir de 2021: o Dacia Spring Electric. Após o Logan e o Duster, o Dacia Spring se prepara para revolucionar o mercado, tornando a mobilidade elétrica acessível a todos. Seja para o transporte individual, compartilhado ou profissional, o Spring oferece uma solução simples, confiável e acessível.
Com um visual disruptivo de SUV, ele apresenta verdadeiros quatro lugares, um conforto interno de nível recorde, motorização elétrica simples e confiável e uma autonomia que oferece segurança. Leve e compacto, o Spring Electric pode rodar 225 km em ciclo misto WLTP e 295 km no ciclo urbano WLTP, garantindo uma grande versatilidade tanto em uso urbano como periurbano.
Três novos modelos híbridos para uma gama Renault E-TECH ainda maior
A Renault está ampliando sua gama híbrida, com a chegada de três novos veículos equipados com esta tecnologia inédita. O novo Arkana E-TECH Hybrid, o Captur E-TECH Hybrid e o novo Mégane Hatch E-TECH Plug-in Hybrid serão comercializados na Europa no primeiro semestre de 2021.
Pioneira e líder em veículos elétricos há mais de 10 anos e contando com sua experiência na Fórmula 1, a expertise adquirida pela Renault permite que hoje ela ofereça motorizações híbridas dinâmicas e eficientes, em uma gama ainda mais completa de veículos que se encaixa no coração do mercado automotivo.
A introdução da micro-hibridação de 12V no novo Arkana e no Captur complementa a oferta de motorizações, oferecendo todos os níveis de eletrificação possíveis para responder a todas as necessidades, por um preço acessível.
As mais recentes

RENAULT É ELEITA A MELHOR EMPRESA NO SETOR AUTOINDÚSTRIA “MELHORES & MAIORES” DA REVISTA EXAME
A Renault foi eleita a melhor empresa no setor Autoindústria na edição 2019 da premiação do especial “Melhores & Maiores” da revista Exame. O evento aconteceu ontem à noite em São Paulo com autoridades, formadores de opinião e líderes das maiores empresas do país. Em sua 46ª, a premiação reconheceu as melhores empresas em 20 setores da indústria, do comércio e de serviços, e a melhor do agronegócio. “Ser eleita a melhor empresa no setor Autoindústria no país é um motivo de grande orgulho para toda a Renault do Brasil. A Renault acredita no Brasil. Mesmo em tempos de crise, continuamos investindo no país e temos crescido de forma contínua no mercado brasileiro desde 2010, alcançando o recorde de participação de mercado em 2018 de 8,7%”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.A Renault do Brasil conta com um total de 7.300 colaboradores e possui quatro unidades industriais instaladas no Complexo Ayrton Senna, no Paraná: a Curitiba Veículos de Passeio (CVP), Curitiba Veículos Utilitários (CVU), Curitiba Motores (CMO) e a Curitiba Injeção de Alumínio (CIA). CRITÉRIOS DA PREMIAÇÃO“As Maiores”, a edição especial das Melhores & Maiores da revista Exame é feita com a avaliação de dados de mais de três mil empresas, além dos maiores grupos privados do país. O conjunto compreende todas as demonstrações contábeis publicadas no Diário Oficial dos Estados até maio de 2019. Também abrangem as companhias limitadas que enviaram seus dados para análise da equipe e responderam questionários. Foram também consideradas empresas de porte significativo e bem conhecidas no mercado que preferem não divulgar seus números. Nesse caso, os analistas de Melhores & Maiores estimaram seu faturamento. Os dados foram analisados pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (Fipecafi/USP). Para definir o ranking das 500 maiores empresas e mais uma lista complementar com outras 500, o critério de classificação utilizado é o de receita líquida de vendas (faturamento líquido), um indicador da contribuição da empresa para a sociedade em termos de produtos e serviços oferecidos no ano anterior. A escolha das melhores empresas do ano em 20 setores de indústria, comércio e serviços (atacado, autoindústria, bens de capital, bens de consumo, eletroeletrônico, energia, farmacêutico, indústria da construção, indústria digital, infraestrutura, mineração, papel e celulose, química e petroquímica, saúde, serviços, siderurgia e metalurgia, telecomunicações, têxteis, transporte, varejo) mais o agronegócio é orientada pelo sucesso que essas empresas obtiveram na condução de seus negócios e na disputa de mercado com as concorrentes no ano que passou comparativamente ao exercício anterior. O critério para avaliar o sucesso é basicamente uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade do empregado. A metodologia consiste em atribuir pontos pelo desempenho relativo em cada indicador. SOBRE O GRUPO RENAULTMontadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série.
Leia mais
RENAULT LAB É INAUGURADO NA UNIVERSIDADE POSITIVO
Nesta terça-feira (27), a Renault inaugurou um novo Renault LAB. O espaço está localizado dentro do Câmpus sede - Ecoville da Universidade Positivo de Curitiba, com foco em estudos sobre eficiência energética para motores a combustão.O novo LAB passa a fazer parte do ecossistema de inovação da Renault no Brasil, que já conta com: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo, Renault LAB no Sistema FIEP, em Curitiba, Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.O evento contou com a presença do vice-presidente executivo de engenharia para a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, Gaspar Gascon e de Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault para a região Américas. “Continuamos ampliando nossos centros de inovação, buscando promover cada vez mais estudo e desenvolvimento junto ao meio acadêmico.”, afirma Antonio.Atualmente, a Universidade Positivo oferece mais de 60 cursos de Graduação presenciais, além de Doutorado, Mestrado, diversos cursos de Especialização e MBA, idiomas e programas de Extensão, espalhados pelas três unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR) e outra em Joinville (SC). A Universidade também possui polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 60 cidades espalhadas pelo Brasil.“O mundo está cheio de novas tecnologias e inventos, o foco é na união de academia, empresas e governos, para o progresso da ciência, o aumento do conhecimento e a aplicação de novas tecnologias voltadas para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a melhoria do bem-estar social da humanidade. A parceria entre a Universidade Positivo e a Renault Brasil representa a união dessa nova realidade, em que academia e empresa caminham juntas, no caso específico para a busca de eficiência energética na indústria”, afirma José Pio Martins, professor, economista e reitor da Universidade Positivo.Renault Tecnologia Américas (RTA)No Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, a Renault possui um centro de engenharia com mais de mil engenheiros que fazem parte do Renault Tecnologia Américas. Instalado em 2007, este centro tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.SOBRE O GRUPO RENAULTMontadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série.
Leia mais
ESTEBAN OCON É O NOVO PILOTO DA RENAULT NA F1
A Equipe Renault de F1 tem o prazer de confirmar que Esteban Ocon unirá suas forças com Daniel Ricciardo a partir de 2020. A dupla franco-australiana de pilotos terá a missão de continuar o progresso da equipe durante a quinta temporada da escuderia na F1. Esteban assinou um contrato para vários anos com a Equipe Renault de F1. O piloto de 22 anos nascido na região da Normandia já é bem conhecido da Renault e de Enstone, tendo sido piloto reserva em 2016 e membro do programa de pilotos júnior da Lotus. Esteban estreou em corridas de F1 em 2016, com a Manor Racing, antes de mudar para a Equipe Sahara Force India de F1, em 2017. Em sua primeira temporada completa na categoria, acumulou 87 pontos e uma louvável posição no campeonato de pilotos, terminando em oitavo. Em 2018, Esteban acumulou mais 49 pontos em sua conta na F1 antes de entrar para a Equipe Mercedes AMG Petronas de F1, como piloto reserva para a temporada 2019.O currículo de Esteban nas categorias de acesso é igualmente notável. Ele conquistou o título da GP3 em 2015 e o título da Fórmula 3 Europeia da FIA, em 2014, além de inúmeras vitórias na Fórmula Renault."Vai ser muito bacana trabalhar com o Esteban nas próximas duas temporadas. Durante sua carreira na F1, o Esteban vivenciou os altos e baixos da categoria e compreendeu perfeitamente a necessidade de aproveitar toda oportunidade possível. Além de contribuir com seu talento natural, o Esteban terá o objetivo de concentrar sua energia e dinamismo naturais, que se intensificaram a cada ano graças às competições. Cabe a nós aproveitarmos tudo isso na próxima fase para o progresso da equipe. Ele demonstrou sua capacidade de acumular pontos e tem um grande profissionalismo dentro e fora das pistas, sem contar sua recente experiência como piloto reserva dos atuais campeões da categoria, o que será uma incrível contribuição para o desenvolvimento de toda a equipe. Quero agradecer ao Nico por seu envolvimento fenomenal e sua grande contribuição para o nosso progresso nas últimas três temporadas. Quando o Nico decidiu fazer parte da nossa equipe, estávamos em nono. Ele nos levou ao quarto lugar no ano passado e se classificou em sétimo no campeonato de pilotos. A iminência do término de seu contrato fez com que esta decisão fosse ainda mais difícil, pois o Nico representou um pilar deste progresso. A primeira parte desta temporada foi mais desafiadora, mas sei que podemos contar com ele e, juntos, entregarmos ainda mais na segunda metade do ano", comenta Cyril Abiteboul, Diretor da Equipe Renault de F1."Em primeiro lugar, tenho um grande orgulho de me tornar um piloto da Renault. Cresci em Enstone, comecei com a Lotus em 2010 e depois fui para a Renault. Tenho uma grande ligação com esta equipe e com todos os que trabalham lá; foram eles que abriram as portas da categoria máxima do automobilismo esportivo para mim. Em segundo lugar, é incrível fazer parte de uma equipe com grandes ambições, que está me dando a oportunidade de, mais uma vez, demonstrar minhas competências no nível mais alto da F1. Esta é uma responsabilidade que estou assumindo com grande seriedade. A confiança que eles estão depositando em mim para ajudar no progresso da equipe é uma pressão bastante positiva e não vejo a hora de dar o melhor de mim", firma Esteban Ocon.
Leia mais