Mundo Renault

RESULTADOS COMERCIAIS MUNDIAIS – 1º SEMESTRE DE 2021

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*As vendas mundiais do Renault Group estão em alta de 18,7% no primeiro semestre de 2021, em comparação com 2020. *O Renault Group confirma a continuidade de uma política comercial seletiva, favorecendo o crescimento com volumes rentáveis. *A marca Renault registrou uma alta de 18,5%. A gama E-TECH tem sido um grande sucesso, com um em cada quatro automóveis de passageiros da marca Renault vendidos na Europa. Para Arkana, uma em cada duas vendas é uma versão E-TECH. *A marca Dacia registrou um crescimento de 24,5% graças à renovação da gama, impulsionada pelo Novo Sandero, o veículo líder em vendas de varejo na Europa. *As vendas da marca LADA cresceram 41,1% no mundo e 51% na Rússia, fortalecendo seu primeiro lugar com 23% de participação de mercado, o melhor resultado dos últimos dez anos. *A carteira de pedidos do Grupo na Europa chegou a 2,5 meses de vendas no fechamento de junho de 2021, estimulada pela atratividade da gama equipada com as motorizações Renault E-TECH, os veículos comerciais leves, os Novos Dacia Sandero e Dacia Spring 100% elétrico. *O Grupo está em linha para atingir seus objetivos CAFE em 2021. Em um contexto ainda perturbado pela pandemia da COVID-19, o Renault Group vendeu 1.422.600 veículos no 1º semestre de 2021, em alta de 18,7% em comparação com 2020, mas em retração de 24,2% em comparação com o 1º semestre de 2019. O Grupo manteve uma política comercial seletiva durante todo o primeiro semestre, favorecendo o crescimento com volumes rentáveis em seus diferentes mercados de atuação. Marca Renault A marca Renault vendeu 901.500 veículos no mundo, em alta de 18,5% em comparação com o 1º semestre de 2020. Há uma retomada do crescimento em todos os países-chave. A participação das vendas na Europa ficou em 59%. Nos cinco principais países europeus (França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido), a participação das vendas de varejo agora representam 40%, representando um crescimento de 2 pontos percentuais em comparação a 2019, no período pré-crise. Na Europa, a marca Renault vendeu 532.161 veículos (+13,2%), representando uma participação de mercado de 7%. Esta performance foi estimulada pelo forte crescimento das vendas de veículos de passeio elétricos e eletrificados E-TECH (91.869 veículos, uma alta de +149%). Com quase 20.000 pedidos em três meses de comercialização, o Arkana permite um retorno bem-sucedido ao segmento C. Em um mercado de veículos comerciais leves que cresceu 42,3%, a Renault aumentou sua participação de mercado em 0,4 ponto percentual, para 14,4%. Nos países-chave fora da Europa, a marca Renault está recuperando o crescimento graças aos lançamentos bem-sucedidos do Kiger na Índia (+ 86,6%) e do Duster na Rússia (+36%), bem como na América Latina, incluindo o Brasil, que teve um crescimento de 15,9%. Marcas Dacia e Lada A marca Dacia vendeu 262.814 veículos (+24,5%), impulsionada pelo sucesso do Novo Sandero, o veículo mais vendido no varejo na Europa. O Dacia Spring, o veículo elétrico acessível, está tendo um forte lançamento – são mais de 15.000 pedidos com entregas previstas no terceiro trimestre do ano. A Dacia continua renovando toda sua gama de modelos: depois dos Novos Sandero e Logan no fim de 2020, o Novo Duster foi revelado em junho de 2021 e a marca apresentará seu novíssimo modelo polivalente de sete lugares voltado a um uso em família, no Salão do Automóvel de Munique em setembro. Na Rússia, a marca LADA vendeu 200.219 veículos (+51%), fortalecendo seu primeiro lugar com 23% de participação de mercado, o melhor resultado destes últimos dez anos. Quatro modelos LADA estão no top 10 das vendas na Rússia: o Granta ocupa o primeiro lugar (72.287 veículos), o Vesta está em segundo (57.031 veículos), o NIVA – incluindo a nova versão Travel – e o novo Largus, lançado em março. Sobre o Renault Group O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group compreende 5 marcas complementares – Renault, Dacia, LADA, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,9 milhões de veículos em 2020. O Grupo emprega mais de 170.000 colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2050. https://www.renaultgroup.com/

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RENAULT É ELEITA A MELHOR EMPRESA NO SETOR AUTOINDÚSTRIA “MELHORES & MAIORES” DA REVISTA EXAME

A Renault foi eleita a melhor empresa no setor Autoindústria na edição 2019 da premiação do especial “Melhores & Maiores” da revista Exame. O evento aconteceu ontem à noite em São Paulo com autoridades, formadores de opinião e líderes das maiores empresas do país. Em sua 46ª, a premiação reconheceu as melhores empresas em 20 setores da indústria, do comércio e de serviços, e a melhor do agronegócio. “Ser eleita a melhor empresa no setor Autoindústria no país é um motivo de grande orgulho para toda a Renault do Brasil. A Renault acredita no Brasil. Mesmo em tempos de crise, continuamos investindo no país e temos crescido de forma contínua no mercado brasileiro desde 2010, alcançando o recorde de participação de mercado em 2018 de 8,7%”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.A Renault do Brasil conta com um total de 7.300 colaboradores e possui quatro unidades industriais instaladas no Complexo Ayrton Senna, no Paraná: a Curitiba Veículos de Passeio (CVP), Curitiba Veículos Utilitários (CVU), Curitiba Motores (CMO) e a Curitiba Injeção de Alumínio (CIA). CRITÉRIOS DA PREMIAÇÃO“As Maiores”, a edição especial das Melhores & Maiores da revista Exame é feita com a avaliação de dados de mais de três mil empresas, além dos maiores grupos privados do país. O conjunto compreende todas as demonstrações contábeis publicadas no Diário Oficial dos Estados até maio de 2019. Também abrangem as companhias limitadas que enviaram seus dados para análise da equipe e responderam questionários. Foram também consideradas empresas de porte significativo e bem conhecidas no mercado que preferem não divulgar seus números. Nesse caso, os analistas de Melhores & Maiores estimaram seu faturamento. Os dados foram analisados pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (Fipecafi/USP). Para definir o ranking das 500 maiores empresas e mais uma lista complementar com outras 500, o critério de classificação utilizado é o de receita líquida de vendas (faturamento líquido), um indicador da contribuição da empresa para a sociedade em termos de produtos e serviços oferecidos no ano anterior.   A escolha das melhores empresas do ano em 20 setores de indústria, comércio e serviços (atacado, autoindústria, bens de capital, bens de consumo, eletroeletrônico, energia, farmacêutico, indústria da construção, indústria digital, infraestrutura, mineração, papel e celulose, química e petroquímica, saúde, serviços, siderurgia e metalurgia, telecomunicações, têxteis, transporte, varejo) mais o agronegócio é orientada pelo sucesso que essas empresas obtiveram na condução de seus negócios e na disputa de mercado com as concorrentes no ano que passou comparativamente ao exercício anterior. O critério para avaliar o sucesso é basicamente uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade do empregado. A metodologia consiste em atribuir pontos pelo desempenho relativo em cada indicador. SOBRE O GRUPO RENAULTMontadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série. 

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RENAULT LAB É INAUGURADO NA UNIVERSIDADE POSITIVO

Nesta terça-feira (27), a Renault inaugurou um novo Renault LAB. O espaço está localizado dentro do Câmpus sede - Ecoville da Universidade Positivo de Curitiba, com foco em estudos sobre eficiência energética para motores a combustão.O novo LAB passa a fazer parte do ecossistema de inovação da Renault no Brasil, que já conta com: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo, Renault LAB no Sistema FIEP, em Curitiba, Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.O evento contou com a presença do vice-presidente executivo de engenharia para a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, Gaspar Gascon e de Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault para a região Américas. “Continuamos ampliando nossos centros de inovação, buscando promover cada vez mais estudo e desenvolvimento junto ao meio acadêmico.”, afirma Antonio.Atualmente, a Universidade Positivo oferece mais de 60 cursos de Graduação presenciais, além de Doutorado, Mestrado, diversos cursos de Especialização e MBA, idiomas e programas de Extensão, espalhados pelas três unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR) e outra em Joinville (SC). A Universidade também possui polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 60 cidades espalhadas pelo Brasil.“O mundo está cheio de novas tecnologias e inventos, o foco é na união de academia, empresas e governos, para o progresso da ciência, o aumento do conhecimento e a aplicação de novas tecnologias voltadas para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a melhoria do bem-estar social da humanidade. A parceria entre a Universidade Positivo e a Renault Brasil representa a união dessa nova realidade, em que academia e empresa caminham juntas, no caso específico para a busca de eficiência energética na indústria”, afirma José Pio Martins, professor, economista e reitor da Universidade Positivo.Renault Tecnologia Américas (RTA)No Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, a Renault possui um centro de engenharia com mais de mil engenheiros que fazem parte do Renault Tecnologia Américas. Instalado em 2007, este centro tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.SOBRE O GRUPO RENAULTMontadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série.

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ESTEBAN OCON É O NOVO PILOTO DA RENAULT NA F1

A Equipe Renault de F1 tem o prazer de confirmar que Esteban Ocon unirá suas forças com Daniel Ricciardo a partir de 2020. A dupla franco-australiana de pilotos terá a missão de continuar o progresso da equipe durante a quinta temporada da escuderia na F1. Esteban assinou um contrato para vários anos com a Equipe Renault de F1. O piloto de 22 anos nascido na região da Normandia já é bem conhecido da Renault e de Enstone, tendo sido piloto reserva em 2016 e membro do programa de pilotos júnior da Lotus. Esteban estreou em corridas de F1 em 2016, com a Manor Racing, antes de mudar para a Equipe Sahara Force India de F1, em 2017. Em sua primeira temporada completa na categoria, acumulou 87 pontos e uma louvável posição no campeonato de pilotos, terminando em oitavo. Em 2018, Esteban acumulou mais 49 pontos em sua conta na F1 antes de entrar para a Equipe Mercedes AMG Petronas de F1, como piloto reserva para a temporada 2019.O currículo de Esteban nas categorias de acesso é igualmente notável. Ele conquistou o título da GP3 em 2015 e o título da Fórmula 3 Europeia da FIA, em 2014, além de inúmeras vitórias na Fórmula Renault."Vai ser muito bacana trabalhar com o Esteban nas próximas duas temporadas. Durante sua carreira na F1, o Esteban vivenciou os altos e baixos da categoria e compreendeu perfeitamente a necessidade de aproveitar toda oportunidade possível. Além de contribuir com seu talento natural, o Esteban terá o objetivo de concentrar sua energia e dinamismo naturais, que se intensificaram a cada ano graças às competições. Cabe a nós aproveitarmos tudo isso na próxima fase para o progresso da equipe. Ele demonstrou sua capacidade de acumular pontos e tem um grande profissionalismo dentro e fora das pistas, sem contar sua recente experiência como piloto reserva dos atuais campeões da categoria, o que será uma incrível contribuição para o desenvolvimento de toda a equipe. Quero agradecer ao Nico por seu envolvimento fenomenal e sua grande contribuição para o nosso progresso nas últimas três temporadas. Quando o Nico decidiu fazer parte da nossa equipe, estávamos em nono. Ele nos levou ao quarto lugar no ano passado e se classificou em sétimo no campeonato de pilotos. A iminência do término de seu contrato fez com que esta decisão fosse ainda mais difícil, pois o Nico representou um pilar deste progresso. A primeira parte desta temporada foi mais desafiadora, mas sei que podemos contar com ele e, juntos, entregarmos ainda mais na segunda metade do ano", comenta Cyril Abiteboul, Diretor da Equipe Renault de F1."Em primeiro lugar, tenho um grande orgulho de me tornar um piloto da Renault. Cresci em Enstone, comecei com a Lotus em 2010 e depois fui para a Renault. Tenho uma grande ligação com esta equipe e com todos os que trabalham lá; foram eles que abriram as portas da categoria máxima do automobilismo esportivo para mim. Em segundo lugar, é incrível fazer parte de uma equipe com grandes ambições, que está me dando a oportunidade de, mais uma vez, demonstrar minhas competências no nível mais alto da F1. Esta é uma responsabilidade que estou assumindo com grande seriedade. A confiança que eles estão depositando em mim para ajudar no progresso da equipe é uma pressão bastante positiva e não vejo a hora de dar o melhor de mim", firma Esteban Ocon. 

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